Toda a paz da natureza sem gente vem sentar-se a meu lado


A primeira vez que tive contato com uma obra literária que realmente me fez refletir sobre a vida, as coisas e seus sentidos, foi com a poesia O Guardador de Rebanhos de Fernando Pessoa. Isso ocorreu no segundo ano do ensino médio. Lembro-me, também, da decepção que tive quando fui conversar com minha professora de lingua portuguesa sobre a obra. Ela, uma católica fervorosa, desmereceu a obra e me aconselhou a ler coisas mais "edificantes". Até hoje não entendi bem o que ela considera leitura edificante. Se Fernando Pessoa não contribui para a reflexão interior, quem contribui? Paulo Coelho, Augusto Cury?


Frustrações do passado à parte, vai aí a primeira página da poesia. Encontrei a primeira página original na internet e estou postando. Uma verdadeira relíquia, que emociona a todos que leêm esse grande poeta.


Para ver o documento original na íntegra é só clicar no título do post.

am.

0 comentários: